domingo, 10 de outubro de 2010

O que é o criador RESPONSÁVEL? (Husky Siberiano)



Quando procurar pelos vários sites de criadores de huskies siberianos pela internet, por favor esteja avisado que muitos desses chamados “criadores” estão produzindo filhotes sem nenhuma preocupação a respeito de saúde e bem estar dos cães.
Gostaria de apontar aqui algumas responsabilidades que o criador RESPONSÁVEL deve ter.

-O criador RESPONSÁVEL não acasala cães com menos de 2 anos de idade. Cães precisam ter no mínimo 2 anos de idade para serem devidamente checados quanto a exames oftálmicos, mesmo porque anormalidade oculares normalmente ocorrem com menos de 2 anos.

-O criador RESPONSÁVEL faz os exames necessários tais como exames de fundo de olho e raio x de displasia para garantir que os animais do plantel estão livres de problemas oculares como Catarata Juvenil, Distrofia da Córnea e Atrofia Progressiva da Retina e de Displasia Coxofemoral.

-O criador RESPONSÁVEL orgulhosamente apresenta essas informações em seu web site.

-O criador RESPONSÁVEL segue o padrão da raça no que diz respeito ao tipo de pelagem, estrutura, tamanho, etc.

-O criador RESPONSÁVEL não cria animais para produzir especificas características como coloração dos olhos ou coloração de pelagem para satisfazer o mercado consumidor.

-O criador RESPONÁVEL cria para melhorar a criação e mostrar isso em provas de conformação, obediência e trabalho como puxar trenós.

- O criador RESPONSÁVEL não tem necessidade de fazer propaganda de linhas campeãs. Os campeões são orgulhosamente exibidos no pedigree que são fornecidos no site. Linhas de campeões que são 5 gerações de volta do trabalho árduo de criadores responsáveis! Pergunte por que o Linhas de campeão não aparecem nas primeiras gerações, começando com os pais e avós.

- O criador RESPONSÁVEL vende exemplares pet com contrato de castração.

- O criador RESPONSÁVEL não aumenta o número crescente de Huskies Siberianos abandonados e depois se esconde atrás da afirmação de ser uma organização de salvamento.

Não preencha o ego e bolso dos PRODUTORES de filhotes que se intitulam criadores. Seja um consumidor educado e um comprador informado, ajude a proteger nossa raça e não destruí-la.

Uma manobra de publicidade é que muitos criadores de fundo de quintal e antiéticos irão alegar ter linhas que mostram campeões. Mas normalmente não existem mais que dois campeões no pedigree, mas em 6 gerações atrás. Esses ditos “criadores”estão tentando lucrar com o trabalho árduo dos criadores de renome que produziram esses campeões. Outro truque é dizer que os cães possuem pedigree e são aprovados pela CBKC. Uma vez que o “criador” registra um certo número de ninhadas elas são bandeira vermelha e a CBKC deveria inspecionar a papelada. E cães usados mais do que o esperado é requerido fazer um perfil de seu DNA. Isso é necessário para provar parentesco. O perfil de DNA não é garantia contra problemas de saúde.

Autoria do Canil Kivalina - Siberian Huskies and Design. É proibida a cópia parcial ou total sem autorização dos textos e fotos aqui publicados. Todos os direitos autorais reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário